segunda-feira, 2 de abril de 2012

Wikilivros

A internet está mais 2.0. O mundo está cada vez mais 2.0. A interação entre pessoas ficou facilitada pelas redes sociais e o conteúdo em si mais dinâmico. As ferramentas de construção colaborativa desempenham um importante papel neste cenário. A reunião do conhecimento em um único lugar, que era utopia com a Biblioteca de Alexandria, é cada vez mais possível graças a Wikipedia. Neste site, os usuários podem editar os artigos, melhorando sua essência ou mesmo piorando. Este site até que já é bem conhecido, dado que várias buscas na internet apontam para este endereço. No entanto, existe um outro que pode ser muito proveitoso, tem a mesma natureza e não é tão conhecido: Wikilivros.


Com a mesma essência da construção colaborativa, o Wikilivros permite que os usuários escrevam livros de forma conjunta. Recentemente, precisei de um livro didático de matemática que pudesse ser utilizado em sala de aula. O fato de ser aberto, faz com que não haja problemas com direitos autorais, como acontece com cópias de livros. O conteúdo presente é bastante útil, apesar de ele todo não estar acabado, vez que não abrange todos os tópicos de Geometria Espacial do Ensino Médio, por exemplo.

Uma página que pode dar uma ideia mais geral sobre o potencial desta ferramenta é a seção que contém os melhores livros. Claro, pode ser que não haja aquele livro de mistérios, com um final surpreendente, já que este tipo de livro é muito pessoal de cada autor. No entanto, o conhecimento público pode ser realmente construído em conjunto, e neste aspecto, o Wikilivros tem muito o que nos contar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.