terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Como Bem Utilizar o Writer/OpenOffice - Trabalhos com Writer

Esta dica vai especialmente para aqueles que desejam fazer seus trabalhos acadêmicos no OpenOffice, pacote de escritório padrão do Ubuntu, mas também disponível, gratuitamente, para Windows. São muitas vantagens ao se utilizar o OpenOffice além do preço: compatibilidade com outros pacotes (abre arquivos criados em Word, Excel, Power Point e outros), excelentes ferramentas (como veremos) e muitas outras.
O post é baseado na experiência que tive ao escrever meu Trabalho de Conclusão de Curso. Primeiramente, vamos formatar a página de acordo com a norma em questão. Basta ir em Formatar/Página/Página e alterar as margens e o que mais precisar.

1 Uma Maneira de Deixar Capa Junto com o Texto sem que Atrapalhe a Numeração

Sem sumário automático
Faça a capa como de costume. Utilize quantas páginas precisar (capa, folha de rosto, folha para sumário, etc). Quando for começar a primeira página numerada, faça o seguinte:

1.1 Campo para numeração
Inserir/Rodapé/Padrão. Um campo deverá aparecer na parte de baixo da página.

1.2 Adicionar numeração

Inserir/Campos/Número de página
Por padrão, a numeração aparecerá na esquerda. Eu prefiro à direita, então alinhei à direita (com o botão próprio ou Ctrl+R). Suponhamos que sejam 10 folhas que não devem ser numeradas. Clique duas vezes em qualquer número das páginas que estão numeradas agora e na janela que abrir coloque deslocamento -10.
Adicionar deslocamento à numeração.

Na prática, é como se o documento começasse a se numerar a partir do -10, só que sem exibir os número até que chegue ao 1. No sumario automático, mesmo com esta providência, as páginas serão numeradas como se isto não tivesse sido feito

Com sumário automático
Faça o procedimento anterior. Quando for começar a primeira página numerada, no nosso caso Introdução, faça o seguinte: vá até a página imediatamente anterior àquela que você quer que seja a primeira página (ou seja, a última página da seção de capa) e insira uma quebra de numeração em Inserir/Quebra manual/Quebra de página, selecione o estilo Primeira página, marque "Alterar o número da página" e deixe o campo abaixo em 1.
Quebra de número de página.

Uma página será criada e você poderá notar que a própria numeração no documento conterá um dígito a mais (Página 1 3/3). Então vá em Inserir/Rodapé/Primeira página para criar o campo da Introdução para frente depois em Inserir/Campos/Número de páginas. Caso deseje, coloque-o à direita com o botão de alinhamento à direita ou Ctrl+R.
Visão geral do documento até agora.O número da página foi aumentado para melhor visualização.

O sumário automático, explicado mais à frente, respeitará a nova numeração. Existe, por um procedimento semelhante, maneira de numerar as capas em algarismos romanos, bastando inserir um rodapé padrão nas capas e trocar o tipo de numeração clicando duas vezes na numeração da capa. Não entraremos em detalhes para que a postagem não fique longa demais. Caso a numeração não apareça nas páginas seguintes à primeira, vá para a segunda página e depois em "Inserir/Campos/Número de página"

2 Estilos e Formatação
Bastante útil. Serve para agrupar partes do texto que conterão a mesma formatação.
Ao abrir o Writer, vá em Formatar/Estilos e formatação ou aperte F11. Uma barra deverão aparecer ao lado. Selecione "Todos os estilos" na parte de baixo.
Estilos e formatação.
Suponhamos que nosso texto se dividirá em Introdução, Desenvolvimento, Resultados, Conclusão e Referências. Escreva "Introdução" e na linha seguinte inicie seu texto. Para finalidade ilustrativa, usaremos um Autotexto (Editar/Autotexto/Padrão/Texto provisório). Após digitar a introdução, ao invés de apertar enter até chegar à nova página, insira uma quebra de página. Ao final do texto digitado vá em Inserir/Quebra manual/Quebra de página.
Inserir quebra de página sem reiniciar numeração.
Isto fará com que uma nova página em branco surja. Nesta página, digite Desenvolvimento. Volte na página anterior, selecione "Introdução" e nos estilos à direita, selecione "Título 1".
Visão da aplicação dos estilos.
Selecione "Desenvolvimento" e também escolha "Título 1" para ele. Agora, Introdução e Desenvolvimento estão agrupados. Ao invés de ter de alterar um por um, podemos alterar ambos de uma só vez. Na barra de "Estilos e formatação", mesmo que "Introdução" e "Desenvolvimento" não estejam selecionados, clique com o botão direito em "Título 1" depois em modificar. O que for alterado aí valerá para toda parte do texto que estiver em "Título 1". Altere o espaçamento se quiser, o alinhamento da fonte, o tamanho, se vai estar em negrito ou não. Enfim, formate como quiser.
Selecione o texto, coloque-o com o estilo "Padrão" (ou texto, ou qualquer outro que quiser). No caso, colocamos o espaçamento de linhas em 1,5 (Recuos e espaçamento), primeira linha com 1,50cm (começo de parágrafo), texto justificado (Alinhamento), tamanho 12p (Fonte).
Edição do texto.

Cada nova seção (Resultados, Conclusão...) que for adicionada, coloque sempre quebra de página, selecione o título e marque como "Título 1".

3 Sumário automático
Em uma página em branco (normalmente antes da introdução), vá em Inserir/Índices/Índices e sumários. Será criado, automaticamente, um sumário respeitando os estilos do texto e a numeração com a quebra. Para atualizar o sumário, basta clicar com o botão direito depois em "Atualizar índice / sumário". Pode-se também editar o sumário clicando com o botão direito depois em "Editar índice / sumário".

4 Referência cruzada
É comum em textos termos que citar figuras. Existe uma forma de fazer isto automaticamente. A vantagem é que caso adicionemos uma figura antes desta, ou até mesmo excluamos, a referência à figura é automaticamente atualizada. No meio do texto, insira uma figura (Inserir/Figura/De um arquivo). Esta pode ser ajustada ao texto alterando sua borda (pode segurar shift enquanto faz isto para manter a proporção). Com a figura selecionada, marque "Desativar quebra automática de texto" para que o texto fique abaixo ou acima dela. Clique com o botão direito na figura e depois em "Legenda". No caso, trocamos de "Ilustração" para "Figura" (mais comum) e adicionamos a legenda.
Legenda.
Veja como ficou a figura no texto.
Figura inserida no texto.
Agora, para fazer referência a esta figura, podemos, em qualquer lugar do texto, clicar em Inserir/Referência/Referência cruzada/Figura e selecionarmos "Categoria e número". Depois basta clicar em "Inserir".
No texto será inserida "Figura 1". Pode-se referenciar a página em que está a figura, referência bibliográfica (aquela com números entre colchetes), o número da fórmula e muitos outros.

Isto é o básico. Talvez, de acordo com a necessidade, eu atualize este post para deixá-lo mais completo. Caso alguém queira saber de algum aspecto que não foi abordado, por favor deixe nos comentários que tentarei abordar também o novo assunto em questão.