quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A Altura Ideal Para O Salto Alto

Este post não é, a priori, de moda. Mas se você só está interessada(o) em saber qual altura ideal do salto (tanto homem quanto mulher, já que o sapato masculino pode ter o tamanho do solado, ou salto, variando), pule a matemática e vá para a parte final, onde tem a calculadora.

A divina proporção, número de ouro, é um número razoavelmente conhecido. Seu valor aproximado é 1,618 e seu valor exato é
 

Este número está frequentemente associado a diversos padrões de beleza e possui várias propriedades interessantes como podemos ver no vídeo a seguir. 



Diz-se que pessoas cuja razão entre a altura total e a distância do umbigo até o chão são próximas do número de ouro, são mais harmoniosas. Em outras palavras: pegue sua altura total e divida pela altura do seu umbigo. Se der aproximadamente 1,618, meus parabéns, você é matematicamente bonito. Se der menor que 1,618, não há salto que vá corrigir para a divina proporção. A utilização do salto só corrige os casos cuja razão dá maior do que 1,618.

Seja h a altura total, u a altura do umbigo e s o tamanho do salto. Suponhamos que uma pessoa tenha a razão entre a altura total e a altura do umbigo maior do que o número de ouro e seja d o valor que esta razão excede a divina proporção. Em notação:



Quando uma pessoa coloca um salto de tamanho s, tanto sua altura h quanto a altura u do umbigo aumentam em s. Logo, as novas alturas da pessoa serão h+s e u+s, respectivamente. Queremos que a razão entre estes novos números seja o número Phi. Portanto, queremos encontrar um número s tal que:




Podemos então substituir o valor de Phi da segunda equação para a primeira:





Abaixo, uma calculadora automática: basta informar sua altura e a altura do umbigo até o chão, clicar em calcular para saber o tamanho ideal do salto.




Altura total: cm

Altura do umbigo cm

Salto: cm





Obs.: Se der negativo, o salto não é indicado para o caso.

2 comentários:

  1. Me por favor nessas questões de matemática está no Yahoo estão abertas:Me ajude no que poder desde já agradeço por favor vale nota para mim.

    1)Determine as coordernadas do médio do segmento cujas extremidades são os pontos:
    a)A(1,2) e B(2,4)
    b)(3,5) e D(2,-3)
    c)E(-1,-1/2) e F(-3,3/2)
    d)G(-3,5) e H(3,-5)
    e) I(4,10) e J(10,-4)
    f)L(3,-4) e M(3,2)


    2)Os pontos A(2,-4),B(-2,1) e C(-4,5) são vértices de um triângulo.Determine o comprimento da mediana AM do triângulo ABC.

    3)Determine as coordenadas do ponto médio do segmento cuja extremidades são pontos.
    a)A(1/2,1/3) e B(1/3,1/5)

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.