quinta-feira, 9 de junho de 2011

Discalculia - Dificuldade De Aprendizagem De Aritmética

De acordo com um recente artigo da Science, estudantes que lutam para aprender matemática podem ter uma disfunção neurológica que inibe a aquisição de conceitos básicos de aritmética*. Essa disfução tem nome, discalculia (em inglês dyscalculia), tradução livre, e seria, na matemática, o equivalente da dislexia, e tão comum quanto.

De acordo com o estudo, estima-se que 7% da população tenha discalculia e, no entanto, é negligenciada enquanto disfunção. Apesar disso, um esforço mundial de cientistas e educadores identificou as áreas do cérebro responsáveis pela aquisição do conhecimento de aritmética e revelou anomalias no cérebro de quem possui discalculia.

Uma pesquisa mostra qual tipo de ajuda é mais necessária - o reforço dos conceitos básicos de número. Isto pode ser conseguido com ensino especializado, que pode ser feito com jogos, softwares, que se adaptem ao nível do aluno.
Como a dislexia, a discalculia é uma condição com a qual se nasce, e podem ser hereditárias em muitos ou a maioria dos casos. Uma investigação com gêmeas de populações especiais sugere que uma deficiência no aprendizado de aritmética tem grande caráter genético, mas os genes responsáveis ​​ainda não foram identificados.


A professora Diana Laurillard, também co-autora e membro do CEN, do
Institute of Education (IOE), University of London, disse: "Só porque discalculia é herdada não significa que não há nada que possa fazer a respeito. Como a dislexia, o ensino especializado pode ajudar. No IOE desenvolvemos softwares especificamente para ajudar as crianças com discalculia, baseados no exame cerebral que mostra exatamente quais os problemas que o cérebro tem."
 

Um dos principais desafios para compreender a discalculia é fazer com que cientistas de diferentes áreas se entendendam. A criação de centros interdisciplinares e inter-institucionais para promover o trabalho conjunto, como o Centre for Educational Neuroscience instituído pela University College London (UCL), o Institute of Education, University of London e Birkbeck University of London, pretende abordar este desafio.
 

Laurillard acrescentou: "Pesquisas da neurociência e da psicologia do desenvolvimento dizem que os alunos com discalculia tem necessidade de praticar várias tarefas de manipulação numérica, muito mais do que os alunos regulares. Jogos, com foco em tornar os números mais significativos, à maneira que os professores qualificados em necessidades educativas especiais, podem ajudar alunos além da sala de aula e construir o entendimento básico de que necessitam para a aritmética ".
 

O que é discalculia?

I
ndicadores comuns de discalculia são: (i) comprar números simples contam para realizar adições, muitas vezes usando os dedos, muito além da idade normal, e (ii) achar tarefas de estimativa aproximada difíceis. Os indivíduos identificados com discalculia comportam-se diferentemente de seus colegas regulares, como por exemplo:


  • Para dizer qual é a maior das duas cartas de baralho, mostrando 5 e 8, eles contam todos os símbolos em cada uma.
  • Para colocar cartas de baralho em ordem, um 8 entre um 3 e um 9, eles contam-se os espaços entre os dois para identificar onde o 8 deve ser colocado.
  • Para contar regressivamente do 10 ao 1, eles contam do 1 ao 10, em seguida do 1 ao 9, etc.
  • Para contar em dezenas do 70, eles dizem 70, 80, 90, 100, 200, 300...
  • Estimam que a altura de um quarto normal, como "60 metros?"


Fonte: Sciencedaily

*Aritmética: Ciência que estuda as propriedades dos números e as operações que com eles se podem realizar. (Michaelis).
Ou seja, é a parte mais básica da matemática: os números e as operações (adição, subtração, multiplicação e divisão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.