sábado, 18 de junho de 2011

Como Incorporar GeoGebra Em Blogger / Sites

Em postagens anteriores (Tangran e Função Modular) eu incorporei arquivos do tipo .ggb, criados com auxílio do software matemático GeoGebra. Esse excelente programa permite a criação de objetos algébrica ou interativamente.
Para incorporá-lo você precisa primeiro de um arquivo criado com o GeoGebra, que possui extensão .ggb. Caso você não possua um agora, pode baixar aqui. Mas para a incorporação, é necessária a utilização do software.
Para este tutorial, utilizo a versão para o linux, no entanto, é totalmente análogo para a versão Windows. Adianto que só funciona se você tiver acesso à edição do código fonte da sua página.

Com o GeoGebra aberto, no arquivo que você quer incorporar, vá em arquivo/exportar/Planilha Dinâmica Como Página Web (html) / avançado. Ajuste a altura e a largura de acordo com a disponibilidade do seu blog ou página de internet e na lista suspensa que está embaixo à direita, selecione "Área de Transferência: html" e depois clique em "Área de Transferência". Isso fará com que o código fonte do seu arquivo seja enviado para a área de transferência. Em outras palavras, é como se você tivesse dado um ctrl+c no código fonte do arquivo.

Exportar
No caso do blogger, ou blogspot, vá em "Nova Postagem" e clique em "Editar HTML" e cole o código fonte lá. Apague tudo o que estiver depois de "</applet>" ou antes de <applet ...> (mas não apague estes dois). Isso fará com que apenas o objeto incorporável fique na sua página.

Apague o que está selecionado na figura.

O texto da sua postagem deve ser escrita antes do <applet ...>, utilizando a estrutura HTML. Se você não tem conhecimento sobre como se faz isso, não tem problema. Escreva algo, qualquer coisa antes do <applet ...>, de preferência o texto da sua postagem, ou depois, caso você queira que apareça na parte de baixo. Então, clique em "Escrever", para sair da edição HTML e formate como está acostumado. Talvez apareça uma mensagem de erro dizendo que não foi possível iniciar o aplicativo. Tome o cuidado de não escrever nada lá dentro. No caso de não ser o Blogger, o processo é parecido. Daí, é só publicar. Para ver o aplicativo pela internet, o usuário precisa ter o Java instalado. No Windows, é um pouco mais simples, basta permitir que o nagegador adicione a extensão. No Ubuntu, esta postagem pode ajudar.

Geralmente, eu tenho uma briga com o GeoGebra sobre o melhor posicionamento. Para reduzir as dimensões do objeto, dentro de <applet ...> tem o height (altura) e width (largura). Altere estes valores de forma a fazer com que caiba no seu blog / página. Uma dica é deixar a parte principal do seu documento na parte superior esquerda na janela do GeoGebra e esconder a "Janela de Álgebra". Se alguém encontrar uma maneira mais fácil, me avise por favor (trocando as dimensões antes de exportar não deu muito certo também não).

Um comentário:

Obrigado por comentar.